O que é Psicoterapia?
A psicoterapia é um processo de autoconhecimento, que permite ao indivíduo desenvolver uma maior percepção sobre si mesmo, sobre seus pensamentos, sentimentos e comportamentos, se constituindo em valioso recurso para o indivíduo lidar com as dificuldades da existência em todas as formas que o sofrimento pode assumir como, crises existenciais, conflitos familiares e conjugais, distúrbios psicossomáticos, transição nas fases da vida, etc.
As pessoas também buscam a psicoterapia para seu crescimento pessoal, tornando desta forma, a vida mais prazerosa e feliz, uma vez que o ser humano é o resultado da sua história, de suas escolhas, seus encontros e desencontros, e deve ser visto como um ser integral (corpo e alma).
Qual o papel do psicólogo?
O psicólogo tem como missão ir em busca das origens das frustrações e incômodos que trouxeram o cliente até o consultório e trabalhará diretamente nas queixas associadas aos conflitos internos, sempre baseado nas informações e evidências trazidas pelo cliente. A psicoterapia é pautada no diálogo construtivo e atento do psicólogo.
A relação cliente e terapeuta deve ser agradável e de confiança, por isso sempre falamos em empatia entre psicólogo e cliente. Cabe aos dois buscá-la, ainda que boa parte aconteça naturalmente.
Atendimentos realizados
- Psicoterapia para adolescentes, adultos e idosos: por meio de técnicas como a escuta terapêutica, o psicólogo busca formas do cliente lidar com os diversos conflitos existenciais, como: ansiedade, estresse, insegurança, depressão, medo, culpa, fobias, fugas psicológicas, drogadição, transtornos alimentares, entre outros, construindo valores e desenvolvendo o seu potencial existencial.
- Psicoterapia infantil (Ludoterapia): os brinquedos, jogos e recursos artísticos possibilitam à criança expressar conteúdos de seu mundo interno, sentimentos, medos e conflitos.
- Estas emoções são trabalhadas, juntamente com o terapeuta, em um ambiente seguro e favorável ao desenvolvimento da personalidade e do potencial individual da criança. A orientação de pais é parte fundamental deste trabalho.
- Psicodiagnóstico: é um trabalho de duração limitada que tem por objetivo compreender profundamente a totalidade da personalidade do cliente, seja ele criança, adolescente ou adulto.
- Orientação vocacional: tem por objetivo auxiliar o cliente na escolha de uma profissão.
Através de dinâmicas, testes e outros recursos o cliente amplia o seu autoconhecimento, entra em contato com seus interesses e vocações, desenvolvendo uma visão realista das profissões e do mercado de trabalho.
O trabalho de orientação vocacional pode ser realizado em grupo ou individualmente.
Como funciona?
A psicoterapia é realizada em encontros semanais, com duração de 50 minutos a 1 hora, por sessão.
É na primeira sessão que será possível compreender o motivo pelo qual o cliente procura o atendimento.
“Só aquilo que realmente somos tem o poder de curar-nos.” Carl Gustav Jung